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{PIADOLANDIA:104475} Yoga x Pilates: veja qual é a melhor escolha para cada tipo de pessoa


article imageAs modelo Gisele Bündchen e Alessandra Ambrósio são praticantes de Yoga (Reprodução/Instagran)
SAÚDE

Yoga x Pilates: veja qual é a melhor escolha para cada tipo de pessoa

Listamos as características de ambas as práticas e seus respectivos benefícios


Dentre tantas modalidades esportivas disponíveis, o yoga e o pilates parecem atrair duas correntes diferentes de adeptos. Abaixo relacionamos os perfis e as indicações destas atividades.

Yoga

Para a professora de yoga e diretora da academia ChampneysLouise Hutchings, a prática regula energia, fortalece os músculos, acalma o sistema nervoso, aumenta a flexibilidade e a sensação de felicidade. Louise explica que há subdivisões no yoga que definem o perfil do aluno:

"Há muitas variedades de Hatha yoga para escolher. Algumas são realmente físicas, algumas incluem exercícios de canto, e outros se concentram mais na respiração e meditação. Antes de começar uma aula, considere o que você quer conquistar com a yoga. Isso vai depender da sua saúde física, boa forma e até mesmo da sua personalidade. E procure experimentar diferentes estilos e professores, antes de se submeter à prática regular."

Ashtanga Vinyasa yoga

É perfeita para quem deseja se concentrar em força e resistência, bem como trabalhar a flexibilidade e o equilíbrio.

Yin yoga

Ideal para acalmar o corpo e a mente, pois trabalha com os músculos que aliviam a tensão. Por isso, é especialmente boa para iniciantes que querem conhecer as posturas lentamente.

Bikram yoga

É uma boa opção para quem quer desintoxicar e adora suar! É perfeito para os tipos atléticos, que querem se aprofundar em posturas.

Pessoas que têm lesões na coluna vertebral, osteoartrite, osteoporose ou quaisquer outros problemas físicos "devem evitar os tipos mais dinâmicos, incluindo Ashtanga Vinyasa", alerta a professora britânica.

"É muito importante conversar antes com o professor e descobrir se aquela modalidade é adequada. Se você tiver uma lesão ou contraindicação médica, opte pela yoga mais suave ou pela yoga terapêutica, que é uma excelente maneira de fortalecer, melhorar a flexibilidade, acalmar e energizar".

Pilates

Segundo a cofundadora do estúdio britânico Body Control Pilates, Lynne Robinson, a modalidade melhora a postura, a respiração, o equilíbrio e a coordenação. Além de proporcionar força, flexibilidade, uma silhueta enxuta e músculos mais tonificados.

A atividade é recomendada àqueles que buscam treinos mais estruturados, já que os exercícios trabalham com "partes específicas individualmente" com a ajuda de aparelhosele (o pilates) exige compromisso e prática regular para que os benefícios sejam conquistados, esclarece Lynne.  

"Os exercícios de pilates são mais lentos, feitos com poucas repetições – para que a execução seja impecável – e com foco na respiração, que dita o ritmo dos movimentos".

Para a coordenadora, os que buscam resultados rápidos devem evitar a prática. À parte disso, algumas condições médicas impossibilitam a prática. Por esse motivo, bons profissionais exigirão um atestado médico.

 

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